
Os elevadores, assim como qualquer equipamento, perdem sua eficiência através dos anos, mesmo com uma manutenção periódica competente. Nos equipamentos com mais de 15 anos de uso, o desgaste natural de seus componentes causa diversos problemas como:
- Frequentes paralisações
- Desníveis entre andares
- Paradas bruscas das cabinas
- Barulhos mais altos que os usuais
- Elevado consumo de energia elétrica
Além desses fatores, podem ocorrer mudanças na legislação que referente aos elevadores, obrigando o condomínio a fazer modificações para se adequar às exigências da lei.
Outro motivo muito comum de reclamação dos usuários é a aparência da cabina do elevador, que pode apresentar deterioração decorrente do uso ou mesmo apresentar um design de botoeiras e cabina que não estejam de acordo com o gosto do cliente.
A solução indicada para estes problemas é a modernização, que pode ser técnica ou estética. A modernização técnica, que aperfeiçoa a performance em geral da máquina, faz a substituição de componentes como quadro de comando, máquinas de tração e motor, podendo até mesmo aproveitar alguns componentes já existentes na máquina, fazendo com que seja uma opção viável e de possível customização. Os benefícios deste procedimento são diversos, como redução de custos com energia elétrica de até 40 % e menor desgaste de componentes mecânicos, facilitando assim a manutenção e oferecendo mais conforto e segurança para seus usuários.
A modernização estética pode incluir a total reforma da cabina, substituindo botoeiras, revestimento e piso. O resultado é uma maior valorização do patrimônio com um visual mais moderno.

